Telefone:

Horário de Funcionamento:

Seg - Sex: 07h00 - 17h00

Muitos pais acreditam que não é preciso higienizar a gengiva ou os dentes dos bebês. No entanto, é importante criar o hábito da escovação e higiene bucal desde a infância a fim de evitar cáries e problemas bucais futuros.

Pensando nisso, os dentistas e especialistas da Ds Oral, clínica odontológica de Ribeirão Preto, reuniram neste artigo as principais dúvidas e os cuidados que os pais devem ter com a higiene bucal de seus filhos. Continue lendo e confira!

 

A partir de quantos meses deve-se higienizar a boca do bebê?

Mesmo que os primeiros dentes ainda não tenham nascido, é importante manter uma higiene na boca do bebê logo após o nascimento. Isso porque, ele vai se acostumando com a prática, não tendo problemas dentários a longo prazo.

 

Como limpar a gengiva do bebê?

Agora que você sabe que a higiene bucal deve ser feita logo após o nascimento do bebê, veja como fazer isso corretamente.

Você pode utilizar uma dedeira de silicone (sempre limpa e higienizada) ou gaze úmida para massagear levemente a gengiva e remover todos os resíduos do leite materno na boca do bebê. Mas lembre-se: não é preciso usar força, faça uma massagem bem leve.

 

Veja também: Mordedores são armas contra a dor causada pelos primeiros dentes

 

De quanto em quanto tempo se deve higienizar a boca do bebê?

O mais recomendado é higienizar a boca do bebê após as refeições ou amamentação.

 

Quando a criança terá condições de escovar os dentes sozinha?

Entre os 5 e 7 anos de idade, a escovação pode ser feita pela própria criança ainda com o auxílio dos pais. Depois dos 7 anos, a criança pode fazer sozinha, mas os pais devem acompanhar, pelo menos, a última feita de dormir para evitar que fiquem sujeiras na boca durante a noite.

 

Consultório odontológico em Ribeirão Preto

A DS Oral, localizada em bairro nobre de Ribeirão Preto, é uma clínica odontológica que conta com dentistas capacitados e com a melhor formação para promover um atendimento humanizado e de qualidade para você e sua família. Para agendar uma consulta, clique aqui.