Telefone:

Horário de Funcionamento:

Seg - Sex: 07h00 - 17h00

Ao ouvir a palavra "câncer", a maioria das pessoas pensa nos tipos mais conhecidos: pulmão, cólon, pele e similares. Embora o câncer de boca - especificamente o de língua - tenda a ser algo que não pensamos com frequência, ele afeta um órgão que desempenha um papel crucial para comer e falar. Por isso, é igualmente importante saber quais sintomas de câncer de língua procurar, para que a saúde bucal esteja em dia para manter essas funções básicas.

 

O que é câncer de língua?

A língua é dividida em duas partes. Os dois terços posteriores são a parte oral da língua, enquanto o terço anterior é a base da língua. O câncer de língua é um tipo de câncer de boca que, de acordo com Cancer Treatment Centers of America (CTCA), se desenvolve na parte oral da língua. Este tipo de câncer geralmente se origina em células pequenas, conhecidas como células escamosas, que recobrem totalmente a superfície da língua. Qualquer câncer que se desenvolva na base da língua é chamado de câncer de orofaringe.

 

Sintomas de câncer de língua

Se você suspeita que possa estar com câncer de língua, consultar com o seu dentista é o primeiro passo. Ele ou ela será capaz de realizar um exame oral minucioso. Mas você pode ficar de olho nos sintomas elencados pela CTCA , que podem indicar a presença de câncer de boca:

 

  • Dor de garganta crônica;
  • Dor ao mastigar ou engolir;
  • Dor crônica na mandíbula ou na língua;
  • Mancha vermelha ou branca em qualquer parte da boca, especialmente na língua, que não desaparece;
  • Dormência crônica na boca;
  • Problemas em movimentar a língua ou mandíbula.
  • Detectando o câncer de língua

 

Ao notar um ou mais sintomas que indicam a possibilidade de câncer de língua, converse com seu dentista. É extremamente importante manter as consultas com seu dentista, pois ele tem conhecimento técnico para um diagnóstico correto.

 

Fonte: Colgate