Telefone:

Horário de Funcionamento:

Seg - Sex: 07h00 - 17h00

 

Pelo menos uma vez na vida você já encontrou alguém que escovava os dentes ao acordar, antes de tomar café da manhã, e ficou se perguntando se isso realmente é o recomendado. Mas não se preocupe, existem inúmeros sensos comuns sobre esse assunto. Pensando exatamente nisso, reunimos os especialistas da DS Oral, em Ribeirão Preto, para tirar todas as suas dúvidas.

 

 

Afinal, devo escovar os dentes ao acordar ou depois do café da manhã?

 

A questão é: tanto faz! O importante é realizar a higienização toda vez que se alimentar. Caso você tenha o hábito de escovar os dentes ao acordar, não tem problema nenhum, mas é importante repetir a escovação depois de comer para que restos de alimentos não fiquem acumulados em sua boca.

 

 

Veja também: Sinais de que você precisa ir ao dentista

 

 

Tomar café da manhã sem escovar os dentes faz mal?

 

Muitos pacientes acreditam que tomar café da manhã sem escovar os dentes faz com que você consuma bactérias que ficaram acumuladas na boca durante a noite junto dos alimentos.

 

De fato, ingerimos bactérias em todos os momentos do dia, inclusive quando engolimos a saliva. Mas, nesse caso, esse tipo de bactéria não sobrevive em nosso corpo ao ir para o estômago.

 

Por isso, caso você escove os dentes ao acordar por medo de engolir bactérias, não se preocupe! O ideal é escovar após as refeições.

 

Vale ressaltar ainda que é fundamental ter hábitos saudáveis e escovar os dentes sempre que possível para evitar problemas causados pelo acúmulo de placa bacteriana.

 

 

Tem problema escovar os dentes depois do café da manhã?

 

Problema nenhum! Como já mencionamos anteriormente, é fundamental ter hábitos saudáveis e uma higienização bucal eficaz.

 

Também não tem problema algum escovar os dentes antes de tomar café da manhã, mas é preciso se lembrar de escovar depois de cada refeição.

 

 

Você pode se interessar por: Como utilizar o enxaguante bucal corretamente?

 

 

Importância da limpeza bucal do dentista

 

Vale ressaltar ainda a importância de ir ao dentista a cada seis meses para realizar uma higienização completa. Assim, você evita o acúmulo de placa bacteriana onde a escova comum não chega e previne doenças odontológicas.