O implante dentário é uma peça de titânio presa no maxilar, abaixo da gengiva, para apoiar a colocação de um dente artificial.
Cáries profundas, periodontite – pois deixa o dente mole, fazendo-o cair -- e a perda de dentes por razões genéticas ou falta de higiene bucal são algumas situações que levam à necessidade de realizar um implante.
Como funcionam os implantes dentários?
O implante dentário é realizado pelo dentista sob anestesia local, na clínica odontológica. O cirurgião deverá remover os dentes lesados, colocar o implante dentário e por cima dele, o dente.
Por ser incorporado ao osso, o implante promove um suporte consolidado e estável aos dentes artificiais. Próteses totais ou parciais montadas sobre implantes não deslizam e nem mudam de posição na boca.
Melhora a digestão: a falta de um ou mais dentes atinge diretamente a mastigação dos alimentos, que é a primeira fase da digestão. Com isso, a comida chega pouco digerida ao estômago e com menos saliva, prejudicando sua digestão.
Aumenta a auto estima: quando a pessoa não possui um dos dentes, principalmente, da frente, sente-se envergonhada e não deseja abrir a boca para falar ou para sorrir, o que pode aumentar o risco de depressão.
Melhora a comunicação: a falta de dentes na boca ou o uso de próteses que saem do lugar constantemente dificulta a fala, prejudicando o dia a dia da pessoa.
Melhorar a saúde bucal: ao colocar os dentes que faltam na boca, fica mais fácil escovar os dentes e manter a saúde bucal em dia.
Quando não realizar o tratamento?
O implante dentário é contraindicado para pacientes que têm histórico de doenças cardíacas de alto risco, diabéticos não tratados, durante a quimioterapia ou em caso de osteoporose.
Na DS Oral você encontra especialistas à disposição para proporcionar o melhor tratamento de acordo com o seu caso.
Veja mais: