Bruxismo: o que é e como tratar esse problema?


 

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre o bruxismo ou até conhece alguém que sofre com essa doença, mas não entende muito bem o que isso significa, não é mesmo?

 

Mas acredite, esse problema atinge muitos brasileiros e prejudica (e muito!) a qualidade de vida e o bem-estar de quem sofre com essa doença.

 

Se você sente dores de cabeça frequentes, acorda cansado, está com a sensibilidade nos dentes aumentada e sente o maxilar dolorido, fique atento aos sinais: você pode estar com bruxismo.

 

Mas não se preocupe! Apesar de não ter cura, é possível controlar a doença e acabar com os sintomas por meio de tratamentos passados por um dentista.

 

 

O que é bruxismo?

 

O bruxismo nada mais é do que o ranger dos dentes, que é realizado pelos músculos da boca responsáveis pela mastigação. Por ser uma atividade parafuncional, pode atingir pessoas de todas as idades.

 

A ocorrência frequente desse problema pode trazer inúmeros consequências para o paciente, veja algumas:

 

- Lesões orofaciais

 

- Desgastes dentários

 

- Lesão periodontal

 

- Distúrbios da articulação temporomandibular (ATM)

 

 

Como saber se eu tenho bruxismo?

 

Os sinais e sintomas dessa doença costumam ser:

 

- Aumento da sensibilidade dentária

 

- Dor na face

 

- Dor na mandíbula

 

- Dor de cabeça

 

- Esmalte do dente desgastado

 

- Insônia

 

- Cansaço ao acordar

 

- Dificuldade para abrir a boca

 

- Dor ou desconforto ao mastigar

 

- Estresse

 

- Ansiedade

 

 

Como tratar o bruxismo?

 

Como já mencionado, não existe uma cura para o bruxismo. No entanto, os tratamentos modernos vêm se mostrando muito eficazes no combate aos sintomas, que na maioria das vezes desaparecem.

 

A placa de bruxismo, também conhecida por placa de mordida, é uma excelente opção de tratamento, uma vez que protege os dentes em relação aos movimentos praticados pelo bruxismo.

 

Além disso, ela promove a desoclusão dos dentes, o que relaxa os músculos progressivamente.

 

Se você se identificou ao ler a matéria, procure um cirurgião-dentista e se livre desse incômodo. Os profissionais da DS Oral, em Ribeirão Preto, estão à disposição para oferecer os melhores tratamentos para o seu caso. Entre em contato conosco e agende sua avaliação!