5 hábitos que prejudicam a saúde dos seus dentes


Por incrível que pareça – ou não – alguns hábitos e alimentos podem prejudicar a estética e, até mesmo, a saúde dos seus dentes, e muitos deles são realizados sem que percebamos.

 

Morder a tampa da caneta ou beber várias xícaras de café por dia é uma rotina para muitas pessoas, não é mesmo? Podem parecer ações inofensivas, mas a longo prazo escurecem o esmalte dos dentes (no caso, o café) e danificam a estrutura da dentição (no caso, morder pontas de caneta).


Pensando nisso, listamos alguns hábitos e alimentos nocivos aos dentes que talvez você esteja praticando sem perceber a gravidade da situação. Confira!


 

Morder balas e alimentos muito duros

Rapadura, pé-de-moleque, balinhas caramelizadas... São uma delícia, mas o consumo em excesso prejudica a saúde dos dentes, uma vez que o açúcar presente nas balas fica em contato com nossos dentes durante muito mais tempo, o que aumenta o risco de cáries.

 

Além disso, não é recomendado mordê-los, já que podem quebrar os dentes.


 

Abrir embalagens com os dentes

Fique atento, os dentes não são ferramentas! Por isso, não abra embalagens com a boca. Além de correr o risco de ingerir vírus e bactérias, você pode quebrar, trincar ou fraturar seus dentes.


 

Fumar

Além de ser prejudicial para a saúde, a nicotina presente nos cigarros fica acumulada nos dentes enfraquecendo-os e amarelando-os.


 

Beber vinho em excesso

Por conta de sua coloração escura, o consumo excessivo de vinho pode amarelar os dentes ou, até mesmo, escurecê-los. Além disso, sua acidez contribui para a erosão da dentição.


 

Consumir alimentos ácidos em excesso

Limão, tomate e laranja são alimentos deliciosos, mas o consumo exagerado pode prejudicar a sua saúde bucal, uma vez que o alto índice de acidez presente nesses alimentos pode enfraquecer os dentes, danificando sua estrutura.