4 hábitos que atrasam o tratamento ortodôntico


 

1- A MÁ HIGIENE BUCAL

Uma higiene bucal realizada de maneira constante e bem feita durante o tratamento ortodôntico é imprescindível para o sucesso do tratamento.

 

Com tantos elementos extras em sua boca, a limpeza precisa ir além de uma simples escovação: é preciso utilizar um fio dental específico para aparelhos ortodônticos, escova interdental para extrair a placa bacteriana dos dentes e dos bráquetes e finalizar essa rotina com enxaguante. Com isso, você consegue manter a saúde bucal em dia e um sorriso maravilhoso.

 

2- QUEBRAR UMA PEÇA DO APARELHO

Perder uma peça do aparelho fixo é um problema que faz parte da rotina dos pacientes que fazem tratamento com aparelho ortodôntico.

 

Por ser um dos maiores empecilhos que atrasam o tratamento, é fundamental seguir todas as recomendações do seu ortodontista. Confira algumas:

 

- Ir às consultas de manutenção.

- Evitar o consumo de alimentos duros.

- Usar protetor bucal ao praticar esportes ou atividades físicas.

- Evite chupar chilete e balas pegajosas.

 

3- COMER ALIMENTOS DUROS

Pé de moleque, maçã do amor, caramelo e pipoca são alguns dos alimentos que devem ser suspensos ou evitados, pelo menos, durante o tratamento ortodôntico.

 

Pode ser até gostoso saboreá-los, todavia, ficar mais tempo desnecessário com o aparelho ortodôntico não é tão legal, não é mesmo?

 

4- NÃO COMPARECER NAS CONSULTAS DE MANUTENÇÃO

Não comparecer ou adiar as consultas de manutenção do aparelho ortodôntico prolongam o seu tempo de uso. Priorize o seu tratamento e vá ao ortodontista sempre que ele achar necessário.

 

A DS Oral possui os melhores tratamentos ortodônticos para cada caso. Entre em contato e agende sua avaliação!

 

Veja mais:

7 dicas para acabar com o mau hálito

Confira 10 curiosidades sobre os dentes

7 aplicativos que ajudam na saúde bucal

Como funciona o tratamento de Ortodontia?