Prótese sobre implantes: a importância do planejamento


Os implantes são suportes ou pinos de titânio instalados no espaço do dente perdido. Sobre eles, irá a prótese que substituirá o elemento dentário, respeitando suas características originais. A reabilitação oral pode acontecer com um ou mais dentes, até mesmo em todos, como é o caso, por exemplo, da prótese protocolo, que é parafusada sobre implantes previamente instalados.

 

Neste último caso, o índice de satisfação costuma ser altíssimo, visto que, muitos pacientes desdentados que fazem uso de dentaduras sofrem com feridas na boca causadas pelo atrito da prótese com a gengiva e, desta forma, a mastigação costuma ser limitada. Outro fator importante é a integração social que acaba ficando limitada visto que a autoestima do paciente se perde junto com sua ausência de sorrisos. “O procedimento costuma ser simples e, em alguns casos, o paciente sai do consultório já com a prótese devidamente instalada por meio dos implantes, podendo até se alimentar na sequência e também sorrir sem medo”, explica Dr. Daniel Palhares, diretor clínico da DS Oral Odontologia Avançada, de Ribeirão Preto.

 

No entanto, o odontólogo alerta para um melhor planejamento nestes casos, visto que a adaptação nem sempre é tão simples por parte de alguns pacientes “A Odontologia visa o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. O recurso da prótese protocolo sobre implantes é algo realmente fantástico, porém, definitivamente, nem todos os pacientes possuem perfil para a técnica, complementa.

 

Segundo ele, o implantodontista deve avaliar fatores primordiais como se o paciente possui osso suficiente para a instalação do implante, além de estar atento se a posição esquelética não irá dificultar a reconstrução fisionômica. Também existem fatores funcionais e fonéticos envolvidos que o cirurgião-dentista deve verificar se implicarão em alguma perda para o paciente. “A Implantodontia surgiu como um alento para milhares de pessoas de todo o mundo e, na maioria das vezes, é possível utilizar a técnica para promover a alegria e a qualidade de vida das pessoas, mas cabe ao profissional da Odontologia informar sobre as implicações de cada caso, sendo que, em alguns raros, o procedimento não é indicado”, conclui o Dr. Daniel  Palhares.

 

Veja a publicação completa no link abaixo da revista Odontomagazine:

 

 http://www.odontomagazine.com.br/2014-06-protese-sobre-implantes-13758