Aparelho autoligado:discrição e rapidez no tratamento ortodôntico


Apesar de se tratar de uma tecnologia relativamente recente na Ortodontia brasileira, o conceito de aparelho autoligado existe desde 1935. Pesquisas em torno dele foram retomadas e intensificadas nos anos 70, tendo sido altamente utilizado a partir dos anos 90. Atualmente, muito buscado principalmente por adultos, o aparelho autoligado é referência de praticidade por garantir tratamentos mais rápidos e com menos visitas ao Ortodontista.

 

Segundo o ortodontista da DS Oral, Giuliano Amado Venturelli, isso acontece pois o aparelho possui um eficiente sistema de movimentação dentária, que produz forças leves e contínuas e com menor atrito, pois não utiliza elásticos para prender o bracket (peça colada ao dente) ao fio. “Além disso, ainda destacamos a facilidade de higienização, a diminuição da sensibilidade dolorosa durante o tratamento e a indiscutível discrição estética”, completa.

 

Por ser um produto de alta tecnologia, o investimento ao optar por um aparelho autoligado torna-se maior, porém, esse valor é compensado pela diminuição do tempo de tratamento. O ortodontista afirma que este tipo de aparelho é indicado para pessoas de qualquer idade desde que já tenha ocorrido a troca da dentição decídua pela permanente”.