Vaidade leva mulheres a serem maioria na cadeira do dentista


Comprovadamente as mulheres são mais preocupadas com a saúde bucal do que os homens e visitam com mais frequência a cadeira do dentista. Estes dados estão na pesquisa realizada pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e publicada no Journal of Peridontology, em 2011, que contou com 800 participantes.  

Por conta disso, as mulheres possuem menor incidência de placa dental, cálculo e sangramento durante sondagem, fatores que podem ser usados como marcadores de doenças periodontais. 

Mas o que leva as mulheres a se preocuparem mais com os dentes do que os homens? A explicação pode estar em outro dado estatístico. De acordo com a Academia Americana de Periodontia, 74% das mulheres ficariam envergonhadas por um dente faltando, em comparação com 57% dos homens. O que significa que a vaidade feminina é um grande fator que colabora para a saúde bucal.

Dessa forma, ter dentes bonitos, saudáveis e sem falhas é fundamental para manter a maioria das mulheres feliz com o espelho, e mostram que os tratamentos que elas mais procuram são os estéticos. E para isso, de acordo com a presidente da AORP - Associação Odontológica de Ribeirão Preto, Dra. Renata Fronzaglia Lollato, há uma disposição maior nas mulheres para enfrentar o tratamento odontológico e suas implicações. 

Segundo a cirurgiã-dentista, entre os tratamentos odontológicos estéticos mais procurados pelas mulheres estão: clareamento dental, implantes, facetas e restaurações estéticas, ortodontia e ortopedia funcional. "Entretanto, apesar do tratamento estético ser o mais requisitado, muitas mulheres também procuram pela reabilitação funcional, em busca de um melhor conforto mastigatório", acrescenta Dra. Renata. 

"Vale ressaltar ainda que essa preocupação com a estética e saúde é mais nítida na mulher de uma forma geral e na Odontologia não é diferente. As mulheres procuram fazer manutenção de maneira mais frequente e tem mais consciência do que devem fazer", salienta a dentista. 

Mês das Noivas:

Outubro é o novo mês das noivas: trata-se do auge da primavera, com clima quente e sem os riscos das chuvas frequentes. Segundo a Associação Odontológica de Ribeirão preto, nesta ocasião, o aumento da procura por consultórios odontológicos é ainda maior. Todas querem sair nas fotos com os dentes branquinhos, expressando a felicidade desse grande dia da melhor forma possível. Por isso, as especialidades de Dentística e Estética são as mais procuradas, visto que as noivas buscam o clareamento dental e os laminados cerâmicos indicados para corrigir esteticamente os dentes e também melhorar o sorriso.

A odontóloga Stella Palhares, da Clínica DS Oral, recomenda que o ideal é procurar um dentista quatro meses antes do casamento para que se possa fazer um exame completo avaliando a saúde da gengiva, além de observar se não há caries ou infiltrações em restaurações antigas. Após esse tratamento inicial, o procedimento pode ser realizado. “Se o clareamento for corretamente indicado e conduzido, não existe nenhuma alteração significativa na superfície do dente”, complementa.