O que é Periodontia?


Periodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida de tudo que fica ao redor dos dentes. Gengivas, osso e ligamento periodontal são as estruturas nobres da Periodontia.
 
As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, chamamos a inflamação de Gengivite. Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado (vemos isso nas radiografias), chamamos de Periodontite.
 
Essas duas são as principais doenças e são tratadas com Raspagem Periodontal ou Limpeza – o termo mais comum, utilizado por aí. Além disso, fazemos orientação de higiene oral exclusiva e direcionada para cada pessoa e cuidamos da manutenção do estado de saúde da boca.
 
A gengivite é sempre reversível, sem danos ou sequelas posteriores. Já a periodontite pode deixar sequelas como perda óssea, retrações, defeitos maiores que prejudicam a estética e a escovação e até causar a perda dental.
 
Claro que existe uma gama de doenças diferentes, porém não são tão comuns como as duas citadas. A doença periodontal é o segundo maior problema bucal do Brasil. A prevenção sempre é a melhor escolha, orientando os pacientes a usar escova de dentes, fio dental, escova interdental, escova de tufo, limpador de língua e métodos coadjuvantes, como os bochechos, corretamente. Cada paciente é diferente e cada um terá seu próprio método para ter uma limpeza bucal eficiente.
 
Fora doenças, também tratamos dos problemas estéticos da gengiva. Fazemos cirurgias pré-protéticas, que preparam o dente para receber a prótese e cuidamos de algumas urgências como abcessos e gengivites ulcerativas necrosantes.
 
De alguns anos para cá, vemos a Medicina Periodontal como um conceito interessante, fazendo a ligação dos problemas bucais com problemas do resto do corpo. Sabe-se que bactérias da boca podem pegar uma carona na corrente sanguínea e causar danos em outras partes do corpo. Isso muda toda a visão que temos do paciente e torna a anamnese (perguntas feitas sobre a saúde do paciente na primeira sessão) uma ferramenta mais importante ainda.

Fonte: 
http://www.dicasodonto.com.br/

VejaTambém:
Cerâmica pura sobre dentes e implantes em área estética
A infância e o Ortodontista
Halitose: mal atinge 30% da população Brasileira