Hipersensibilidade dentária tem jeito?


Muita gente reclama que os dentes doem ao menor contato com alimentos gelados, por exemplo. Isso pode ser o sintoma do que os dentistas chamam de hipersensibilidade dentinária, ou seja, uma dor aguda causada pela presença de túbulos dentinários abertos em uma superfície exposta. É também conhecida como sensibilidade dentária, tratando-se de um problema muito comum na população adulta.
O problema pode ocorrer por diversos fatores, incluindo recessão gengival, tratamento periodontal, consumo exagerado de alimentos e bebidas ácidas, cremes dentais abrasivos, escovação agressiva, doenças sistêmicas e desordens de oclusão. Cabe ao cirurgião-dentista fazer o correto diagnóstico da causa para, então, tratar os sintomas”, explica Dra. Stella Palhares, cirurgiã-dentista da DS Oral Odontologia Avançada.
 
Segundo a odontóloga, a dor oriunda da hipersensibilidade dentária pode variar entre um ligeiro desconforto até uma dor severa, ambas, de curta duração, podendo atingir desde um único dente até mesmo toda a arcada. Para quem sofre do mal, um alento: a Odontologia oferece vários tipos de tratamentos bastante eficientes, como o uso de um creme dental especifico, laserterapia, aplicações de flúor, dessensibilizantes, adesivos dentários,  restaurações ou  até  mesmo tratamentos endodônticos. “No entanto, alertamos sempre para a necessidade da avaliação de um cirurgião-dentista. Cada caso é um caso”, complementa Dra. Stella.