Falta de vitamina C prejudica a saúde bucal


A carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo pode levar ao escorbuto, que provocasangramentos na gengiva, inflamação na língua, dores nas articulações, dificuldade de cicatrização, baixa imunidade, instabilidade nos dentes, entre outros problemas.

A hemorragia na gengiva, quando não tratada, pode evoluir para um quadro de gengivite ou periodontite. “Se o sangramento não tem como causa a falta de higiene, sugerimos uma análise mais criteriosa da condição sistêmica do paciente, associada ao estudo da dieta alimentar adotada por ele”, explica a cirurgiã-dentista da Sorridents, Tatiane Machado Buscarilli, CROSP 83312, especialista em Dentística.

“Em todos os casos de gengivite, é indicada uma alimentação equilibrada para o funcionamento correto do organismo”, lembra a profissional.

É possível obter ricas quantidades de vitamina C nas frutas cítricas e em alguns vegetais: cenoura, acerola, caju, laranja, abacaxi, limão, kiwi, batata-doce, pimentões vermelhos, couve, entre outros alimentos.

Suplementos de vitamina C também podem ser utilizados nos casos em que ela não pode ser suprida com a alimentação, e sob orientação de um médico ou nutricionista.

 

Fonte: Aquitemsorriso