Dúvidas sobre clareamento dental


Todo mundo quer ter dentes branquinhos! Para que você possa ter um belo sorriso, com dentes brancos e brilhantes, o Clareamento Dental é uma das técnicas mais pedidas nos consultórios, entre os tratamentos estéticos para os dentes. Mas lembre, o clareamento é um tratamento estético e antes da estética vem a saúde. Por isso, este procedimento só pode ser realizado quando se tem saúde bucal!

O Clareamento é um tratamento que se populariza cada vez mais e não é tão simples quanto parece. Confira algumas dúvidas mais frequentes dos meus pacientes:

1. O clareamento é um tratamento (que apresenta alguns riscos) e deve ser realizado sob orientação e supervisão de um profissional. Então fique longe das famosas fitinhas milagrosas (aquelas que são vendidas em farmácias e aparecem em propagandas na televisão). Não realize por conta própria.

2. Ele pode ser realizado de três formas: no consultório, em casa, ou com a associação de ambos. Consulte o seu dentista para ver qual das técnicas é a mais indicada para o seu caso.

3. O tempo de tratamento vai depender da técnica utilizada e da cor inicial dos seus dentes.

4. O clareamento não dói, mas os dentes podem ficar mais sensíveis durante o tratamento.

5. Existe a lenda que os dentes podem ficar mais fracos com clareamento. Isso é mito, desde que realizado sob orientação profissional.

6. Durante o tratamento, evite ao máximo ingerir substâncias com excesso de pigmento (alimentos como chá, café, mate, vinho tinto, Coca-Cola, cigarro, entre outros).

7. Restaurações e próteses não clareiam com o tratamento, portanto você deve conversar sobre isso com seu dentista.

8. Nem todos os dentes possuem a mesma cor, por isso pode haver diferença de cor entre os dentes clareados.

9. Revisão semanal com o seu dentista é necessária para o controle da sensibilidade, do alcance da cor desejada (dentro de limites saudáveis) e de outras intercorrências.

10. A duração dos resultados do clareamento vai depender dos seus hábitos (quem consome alimentos com corantes, toma muito chá ou café e fuma tende a voltar a cor natural dos dentes mais rápido) e dos cuidados com a higiene bucal.

Vale lembrar: o clareamento não é um procedimento banal que deve ser realizado sem supervisão profissional. Apesar de ser estético, ele também tem a ver com a sua saúde. E um sorriso bonito e saudável tem seu valor; Como todo tratamento, apresenta riscos que devem ser monitorados pelo dentista. Desta forma você terá todos os benefícios de forma segura.