Conheça os tipos de aparelhos ortodônticos


A ortodontia é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da mordida, face e arcos dentários. As técnicas utilizadas para lidar com esses problemas se concentram na utilização de aparelhos fixos e ativos, que aplica força externa para movimentar os dentes ou alterar a forma do maxilar.
 
Existem diferentes tipos de aparelho ortodôntico, mas todos utilizam a mesma ideia de movimentação dentária por uso da força.
 
O que permite que o ortodontista controle a força aplicada são os bráquetes, pequenas peças que são coladas em cada dente. Os bráquetes prendem e seguram um fio metálico, chamado arco ortodôntico, que é o responsável por puxar ou empurrar os dentes.
 
Saiba um pouco mais sobre cada tipo de aparelho ortodôntico:
 
APARELHO FIXO COMUM
 
O aparelho fixo comum é o mais convencional e pode ser composto pelos tradicionais bráquetes de metal ou em versão estética, feita de porcelana, policarbonato ou safira laboratorial, imitando a cor dos dentes. Este dispositivo usa elásticos, que podem ser confeccionados em diferentes cores, para prender o arco metálico que serve de guia para o alinhamento dentário pretendido.
 
APARELHO AUTO-LIGADO
 
Composto de bráquetes que não necessitam dos elásticos para que o arco fique preso, o aparelho auto-ligado tem peças que são capazes de prender o fio em seu interior, por meio de um dispositivo próprio. Este tipo de aparelho pode ser feito de metal ou nas versões estéticas.  Tanto o aparelho comum quanto o auto-ligado necessitam de bandas metálicas, que são colocadas em volta dos molares e servem como “âncora” para todo o dispositivo.
 
APARELHO LINGUAL
 
O aparelho ortodôntico lingual é um dispositivo em que os bráquetes são colados na face interna dos dentes, ficando em contato com a língua. Este tipo de aparelho faz parte da chamada ortodontia invisível, uma vez que os dentes escondem o uso do acessório. Sua principal vantagem é o aspecto estético.
 
APARELHOS ALINHADORES
 
Os aparelhos alinhadores são feitos por uma placa de acetato que copiam o formato dos dentes e ajudam em pequenos movimentos sem o incômodo dos bráquetes.
 
Por fim, vale lembrar que cada um desses tipos de aparelho ortodôntico apresenta suas vantagens e indicações. Por isso, apenas o ortodontista pode indicar o tipo de dispositivo que deve ser utilizado em cada caso.