Como cuidar dos dentes de seu bebê


Comece a cuidar dos dentes e da boca do seu bebê antes mesmo dos dentes nascerem para protegê-lo de uma série de problemas dentários no futuro. Siga estes passos para cuidar da boca e dos dentes do seu bebê com toda a atenção de que eles precisam.
 
Coloque o bebê no seu colo com a cabeça próxima de seu peito para ficar fácil de olhar dentro de sua boca.
 
Molhe uma toalha limpa e macia e passe nas gengivas de cima e de baixo do seu bebê e também em cima dos dentes quando eles nascerem. Limpe a boca e os dentes do seu bebê duas vezes por dia no mínimo.
 
Considere mudar para uma escova de dentes com cerdas macias quando os primeiros dentes do seu filho nascerem. Uma escova de dentes úmida permitirá que você remova mais partículas de alimentos e acúmulo do que uma toalha molhada. Os bebês não necessitam de creme dental para limpar os dentes.
 
Leve seu bebê ao dentista pelo menos uma vez por ano. A primeira consulta deverá ocorrer dentro de seis meses após o aparecimento do primeiro dente.
 
Pergunte ao pediatra ou ao dentista se será preciso usar suplementos de flúor em seu bebê, pois é um elemento que fornece proteção contra a cárie dentária e pode ser encontrado em muitas fontes de água.
 
Use fio dental nos dentes de seu bebê quando dois deles começarem a se tocar.