A proservação protética na manutenção da saúde pós-implantes


Na Odontologia, o termo “proservação” remete ao acompanhamento do paciente com o objetivo de promover a longevidade de  todos os tratamentos odontológicos realizados em sua boca.
Desta forma, no caso da proservação protética, o dentista poderá avaliar o estado da prótese realizada no paciente, seja ela fixa   unitária, com três dentes ou mais ou ainda do tipo protocolo. “A importância da proservação protética, mais do que remediar as falhas que possam aparecer, é cuidar para evitar o aparecimento destas”, explica Dr. Daniel Palhares, diretor clínico da DS Oral.
O cirurgião-dentista observa que existem dois tipos de falhas nas próteses que podem comprometer a saúde do paciente: biológicas e mecânicas.
No caso das falhas mecânicas, nas consultas de proservação é necessário avaliar se o revestimento estético se mantém em boas condições, se sofreu alteração de cor, desgaste, fratura, mobilidade, etc. As questões biológicas envolvem o estado gengival e a oclusão.
Veja como deve ser feita a proservação em cada tipo de prótese:
 
Proservação em próteses fixas sobre implantes:
 
As próteses fixas, que podem ser cimentadas ou parafusadas, devem ser examinadas pelo cirurgião-dentista que avaliará se está tudo bem com a fixação. A oclusão também deve ser examinada, principalmente onde houver sinais de desgastes da prótese e onde houver presença de dentes naturais. Fraturas e desgastes também merecem atenção. Em caso de identificação de má higienização do paciente, quando possível, a prótese deve ser removida no consultório para limpeza profissional. 
 
Proservação em próteses removíveis sobre implantes:
 
As próteses removíveis, presas por o'ring ou clipes, devem ser avaliadas quanto à retenção e estabilidade. Nos casos em que as próteses combinam suporte em dentes e em mucosa, é importante avaliar se os implantes não estejam sofrendo com sobrecarga pela perda do suporte do tecido mole devido à contínua reabsorção óssea que ocorre. Esse tipo de prótese requer mais manutenção dos dispositivos de retenção.