A higiene bucal e o aparelho ortodôntico


Usar aparelho ortodôntico dá a possibilidade ao paciente de corrigir a posição dos dentes para fins funcionais ou estéticos. No entanto, alguns cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados visto que limpar os dentes de forma correta torna-se mais difícil e demorada nestes casos.
 
“A saúde bucal é essencial para a saúde geral do organismo e, por isso, quem usa aparelho deve manter o costume de escovar os dentes a cada refeição e antes de dormir, utilizar o fio dental pelo menos três vezes ao dia, fazer bochechos e visitar regularmente seu dentista”, afirma Dr. Giuliano Venturelli, ortodontista da DS Oral Odontologia Avançada. Segundo ele, pacientes com aparelho ortodôntico também são mais propensos a terem problemas na gengiva caso a higienização não seja feita de forma correta.
 
Para uma boa higienização, o paciente pode optar por escovas tradicionais ou específicas, como as interdentais, que proporcionam acesso entre os bráquetes, onde a escova comum não alcança. No primeiro caso, por conta do atrito com o aparelho, a tendência é que esta seja trocada mensalmente.  
 
O aparelho fixo em si não causa manchas nos dentes, porém o acúmulo de placa que permanece durante longo tempo devido à má higienização, pode causar descalcificação nos dentes que se caracterizam por manchas brancas”, explica o odontólogo.
 
A alimentação também exige atenção: não existe restrição alimentar para pacientes com aparelho, porém, deve haver maior cuidado com os alimentos mais duros para não descolar peças, o que pode acarretar em atraso no tempo de tratamento.
 
“O aparelho fixo por si só, não causa nenhum problema ao paciente, mas o descuido do paciente com a higienização sim, por isso, não importa o tipo de escova ou de fio dental que se utilize, o importante é manter hábitos de higiene bucal em dia”, complementa Dr. Giuliano.